Liberdade para meu navegador

Sob a indicação de uma lista de discurssão, me inscrevi na Oficina do Futuro , pois como adoro novas informações, o projeto estaria disposto a propagar o conhecimento pela Web. Assim casando com minha disponibilidade sem horário definido e com minha falta de recursos financeiros atuais (SIM, o projeto é gratuito).

Após eu ter efetuado minha inscrição esperei alguns dias (cerca de 3 dias) e fui convocado para turma 30. Eu e mais dois amigos do trabalho. Logo um desses amigos teve o primeiro problema, a senha informada via e-mail não acessava o sistema, sempre informando que havia problemas na autenticação. Quando executei tive o mesmo problema e após desse amigo enviar um e-mail para o “fale conosco” deles eu consegui acessar o sistema, mas não houve e-mail avisando que o problema tinha sido solucionado.

Outro problema eu tive quando abrir o sistema no meu Firefox. Ele informa que deve ser usado o IE6 (Internet Explorer), coisa que para minha estação no trabalho não tem problemas, pois tenho o Windows Xp instalado na maquina em sistema Dual-boot, mas em casa isso iria complicar, já que tenho somente Linux.

Assim eu enviei um e-mail para o suporte com o seguinte conteúdo;

From: Rafael Gomes [mailto:linux.rafa@gmail.com]
Sent: quarta-feira, 8 de novembro de 2006 09:35
To: OficinadoFuturo
Subject: [OFICINA DO FUTURO] Navegador

Tenho um problema ao acessar o serviço, pois sou usuário linux e somente tenho o Firefox como navegador. O fato de vocês terem como navegador único o IE faz com que os usuários linux sejam excluídos do projeto, o que eu acho que não é a intenção de você. Espero que esse problema seja sanado para então o acesso a comunidade Livre seja possibilitado.

Obrigado,

Fui respondido da seguinte forma;

Rafael,

Entre no site http://www.tatanka.com.br/blog/2005/04/como-ser-um-webdesigner-no-linux.html , siga as orientações para acessar o IE usando Linux.

Qualquer duvida entre em contato novamente.

Att,

EQUIPE OFICINA DO FUTURO
Visite nosso site: www.oficinadofuturo.org.br

Não muito contente com sua resposta, fui obrigado a continuar nos e-mails;

Mas você não acha que seria estranho forçar nos usarmos algo que é pago? Ou seria uma forma de aumentar a pirataria ? Não olhei o site, mas acho que deve ser algo com emulação, não é isso?
Novamente houve resposta (cerca de 30 minutos);

Rafael,

 

Não estamos forçando ninguém a nada. Não dissemos que é pago, você que não acessou o site, o Wine é um software livre e é grátis. O Wine é uma alternativa de você que usa Linux e não utiliza o IE poder acessar o curso através do mesmo. Como o curso foi criado sobre este navegador é a solução que temos.

 

Estaremos futuramente tornando o curso compatível também com outros navegadores de internet.

 

Qualquer duvida entre em contato novamente.

 

Att.

 

EQUIPE OFICINA DO FUTURO

Visite nosso site: http://www.oficinadofuturo.org.br

Vou lhe ser sincero que fiquei muito chateado e assim dei seguimento ao dialogo;

Sei que o Wine é Livre, mas falo do Próprio IE que precisa ser instalado e esse sim é pago ou não?

Obrigado, aguardo noticias sobre a compatibilidades com outros navegadores
A resposta novamente foi muito rápida;
Rafael,

 

Fica ao seu critério fazer ou não o curso seguindo nossas instruções, pois é o seu interesse em estar fazendo o EAD para futuramente estar cursando os presenciais.

 

Att.

 

\n\nEQUIPE\nOFICINA DO FUTURO

\n\nVisite nosso site: http://www.oficinadofuturo.org.br

\n\n

\n\n 

\n\n

\n\n“,1] ); //–>EQUIPE OFICINA DO FUTURO

Visite nosso site: http://www.oficinadofuturo.org.br

Essa resposta me mostrou todo o pensamento da conversa, talvez se fosse dito isso desde o começo, talvez eu nem tivesse mandado mais que dois e-mails.

Fico muito triste, pois mesmo em um projeto que tem a parceria da IBM (Grande colaboradora do Software Livre) o pensamento web “pró – IE” foi colocado de lado.

Lamentável…

Deixe uma resposta

