Microsoft apoiando o SL?

Depois de tanto comentários a Microsoft, logo após o anuncio da distribuição Gnu/Linux feita (Adaptada!?) pela Oracle, divulga parceira com Novell.

Sim, isso já foi citado aqui antes, o que temos de novo? Calma!

Tamanha incerteza cobriu a mente dos adeptos do Linux de plantão. Tanto que no post passado tive uma longa conversa com meu amigo gaucho (sem extress viu guri? ) debiano convicto demonstrou seu total repudio pelo simples fato da Microsoft mostrar qualquer interesse sobre o SL , pois como ele mesmo disse “A Microsoft não tem capacidade de saber o que os usuários do Debian necessitam” !

Isso é prova de algo que sempre pensei, mas achava que era loucura. Muitos dos colaboradores do Software livre são somente CONTRA a Microsoft e afins… Não em favor do SL. O que me deixa triste.

Se a Microsoft quer entrar no SL, que entre!, mas sabendo que temos regras a seguir, tais como as estabelecidas em cada ramo do SL, seja GPL, BSD (essa ela entende… hehehe) e afins…

Por fim, aviso a todos que não estou totalmente em favor da Microsoft ajudar o SL, pois ainda não sei quais seus interesses (eles sempre existem). Apenas estou tentando pensar como alguém que quer ver o software livre prosperar e não ser refugio para jovens que odeia o capitalismo (Se melhor for mude para Microsoft).

Me desculpe se fui rude com alguém, mas como muitos falam “Isso é apenas o que acho”, pois pode não ser a verdade.

4 respostas para Microsoft apoiando o SL?

  1. Lucas disse:

    “…Muitos dos colaboradores do Software livre são somente CONTRA a Microsoft e afins… Não em favor do SL. O que me deixa triste.”

    Cara, sem querer ser chato, mas vc é exatamente assim!! Vc nao é do movimento SL, vc é qualquer coisa que seja ante microsoft!!

    Reflita sobre isso…

  2. Rafael disse:

    Lucas,

    O que vc tem meu amigo? Você pode apresentar fatos que comprovem isso? Ou é apenas opinião baseada no nada? Como sempre não é amigo?

    Voltando ao assunto sou totalmente a favor do SL, tanto que fiquei animado com essa notícias, mas com um certo receio, pois como vc bem sabe a Microsoft “não dá ponto sem nó”.

    Estou entusiasmado com os novos rumos do SL, mas eu acho que vc está meio nervoso com isso tudo não. Já viu que terá que aprender a usar Linux pra sobreviver no mercado hein? Lembrando que usa Linux não é ser Livre, ou seja, participar do SL é OUTRA COISA!!! Não sou grande dominador da questão, mas ajudo no que posso. (muitos duvidam, mas fazer o que né?)

  3. Guilherme disse:

    “A Microsoft não tem capacidade de saber o que os usuários do Debian necessitam” !

    Cara, como diz o cara do covernation.
    Se quer copiar, copia direito porra! 🙂

    Vc diz que *como ele mesmo disse*. corta.
    Eu nao disse isso.

    Raiva do que nao seja Debian…
    Voce confunde as coisas. Porque nao pode ser somente *amor ao Debian* (interrogacao). Essa histohria de ter raiva das coisas nao tah com nada. Dah ateh cancer viu, si liga. ; )

    Vc criou duas histohrias quase, uma sobre a notihcia e outra sobre seu amigo. Qual eh o foco principal do texto, SL, Microsoft, Linux, seu amigo, interrogacao.

    Fui.

  4. Sergio Luz disse:

    Um tigre perde os dentes, mas não perde as listras… Se a Micro$oft quer apoiar o Software Livre, que apóie. Se quer dar suporte, que dê. Se quer associar-se à Novell para isto, que se associe.

    O que não podemos deixar de lembrar sempre é que o modelo de negócios da MS é frontalmente contrário ao modelo de negócios do SL. Que a MS é a maior combatente do SL em todo o mundo e que gasta milhões de dólares no combate às bases do SL.

    Entre as iniciativas mais fortes da MS contra o SL estão:
    A campanha Get the Facts;
    O movimento pelas patentes de software – que pode enterrar definitivamente o SL;
    Lobby para criação de leis contra a livre distribuição de conteúdo;
    Lobby para criação de uma lei que transforma a distribuição em algo protegido por copyright – ou seja, mesmo que o software seja livre, uma empresa pode conseguir direitos de exclusividade na distribuição.

    No brasil, a Aliaça pela Liberdade de Escolha, que quer invalidar qualquer lei que dê preferência ao SL no Governo, é encabeçada pela MS.

    A MS precisa sobreviver, e se adaptar-se ao SL é parte desta estratégia de sobrevivência, melhor pra os consumidores. Mas vou continuar vendo as iniciativas da MS no campo do SL com desconfiança até:
    1. A MS passar a ser contra as patentes de software. Aliás, a MS só não, a IBM, a Sun e todos os demais Big players que dizem defender o SL;
    2. A MS tornar públicas suas especificações proprietárias, como o SMB, os formatos binários da suíte Office e as APIs de seus sistemas operacionais.
    3. A MS liberar alguns de seus produtos sob GPL.

    Agora, resta-nos observar os movimentos da Gigante de Redmond e ver onde isto vai dar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: