Minha redação do ENEM

Tendo como tema O PODER DA TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA, escrevi o seguinte texto dissertativo.

 

Ler para crescer

Ler, por que? Porque somos dependentes de informação, pois sem informações seríamos apenas animais dotados de consciência.

A leitura nos faz vislumbrar um novo mundo, um lugar onde as palavras usadas na construção das frases dão lugar a atos que constituem nosso futuro, pois sua falta ou uso incorreto, geralmente, direcionam nossas vidas para algo que na literatura poderia ser comparado a um livro mal-impresso ou aqueles usados para manter o nível da mesas velhas.

No ato de ler ajudamos a construir o nosso caráter, pois como algum leitor de Vinicius de Moraes poderia não entender as diversas formas de amar? Ou um leitor de Luther King ainda ter pensamentos racistas? Com certeza a minoria, pois estamos tratando de mentes capazes ou não de entender o conteúdo de uma obra.

Então ao abrir a primeira página de um novo livro, estaremos adentrando não só à uma nova historia contada pelo autor, mas para a construção da nossa identidade.

37 respostas para Minha redação do ENEM

  1. Vagner Costa disse:

    Rafael, acho que sua nota deve ficar numa escala de 8,0 a 8,5. O começo da sua redação foi um pouco parecido com a minha.

  2. Guilherme disse:

    parece que todo mundo aqui fez o enem!!

    eu fiz tb, não vou mentir, se a menina não me lembra na hora, esqueço da redação.

    tava fácil a prova!

  3. Lucas disse:

    Texto legal. Achei que foi muito bem escrito :]

  4. dika disse:

    a sua redaçao está ótima …

    … parabáns !!!

  5. RENATA DE OLIVEIRA ROGATI disse:

    RESULTADO DE REDACÃO

  6. mailza dos santos de jesus disse:

    BOA TARDE!!!!!!!!

    GOSTARIA DE SABER QUAL FOI A MINHA NOTA NA REDAÇÃO DO ENEM 2006.

    AGUARDO RESPOSTA.

    OBRIGADA

    MAILZA

  7. Sebastiana B. C. Martins disse:

    Um tema otimo.Sua redaçao esta muito legal; Gostaria de saber qual foi a nota da minha.

  8. Emily Rocha dos Santos disse:

    Gostaria ,por favor, de saber qual foi a nota da minha redação, afinal ela ainda não chegou em minha casa como o previsto.
    Obrigada desde já.

  9. carolina bezerra disse:

    Sinceramente,eu não gostei da sua redação.Acho que a mesma ficou muito superficial,você deveria ter aprofundado mais.

  10. oi! gostaria de saber minha nota final da redação do enem 2006!

    desde já agradeça!

    bejãoo.
    claudynha.

  11. Douglas Emanuel Maciel da Silva disse:

    olá…
    gostaria se possível de saber a minha nota da redação do enem 2006.
    desde jé agradeço…obrigado.

  12. Rafael Gomes disse:

    Como irei saber a nota de vcs…????

  13. raphaelle disse:

    realmente gostei muito da sua disertação..gostari de sabe qual foi a sua nota….p
    mas parabéns!!!

  14. Gostaria de saber qual foi a minha nota na redação do enen 2006

  15. gostaria de saber a minha nota na redação do enen 2006

  16. bia disse:

    alguem sab o dia q sai o resulta do da redação????
    me respondam…qro sabr o meu!
    vlw

  17. julliana rodrigues dourado disse:

    gostaria de saber minha nota na redação quando tiverem o resultado me avisem ou coloquem logo na internet
    obrigado.

  18. Rafael Gomes disse:

    Gente! EU NÂO SEI A NOTA DE VCS !!!

  19. MARA DO SOCORRO FERREIRA PINTO disse:

    QUERO SABER MINHA NOTA DA PROVA OBJETIVA DO ENEM 2006.

  20. FLAVIO MIRANDA MENDES disse:

    QUERO SABER MINHA NOTA DO ENEN 2006

  21. silene disse:

    eu quero saber o resultado da minha redação …..
    sera que eu posso????????????

  22. […] Um inexpressivo post do Rafael Gomes sobre a sua redação no ENEM virou ponto de encontro de retardados do Ensino Médio. vejam as pérolas: […]

  23. dudu disse:

    Oi

    Eu gostaria de saber os números da megasena dessa 4ª. Será que posso?
    kkkkkkkkkkk
    Ninguém merece.

    Rafael, como tu pode ver, esse pessoal todo só sabe pesquisar no Google.
    Eles ainda não aprenderam a ler.

  24. cardoso disse:

    PQP… ESSE É O FUTURO?

    Pois é. Essa é a ELITE, o 1% do pais tem tem computador, internet, segundo grau completo, pronto pra ingressar nas faculdades.

    Sinceramente, se você não aprendeu a pensar até os 18, MATE-SE, não faz falta nenhuma ao mundo.

  25. Aldemir Silva disse:

    Pois é… Há mais de 20 anos que o Brasil é o país do futuro. Se depender desses comentaristas acho que vamos esperar mais uns 500.

  26. […] Descobri, ontem, através do blog do Bender um artigo no blog do Rafael, no mínimo perturbador. […]

  27. ranielly disse:

    quero oresultado da minha redação…

  28. altaide disse:

    quero saber o resultado da minha redação.

  29. LUIS GIUSTI disse:

    GOSTARIA DE SABER O RESULTADO DA MINHA REDAÇÃO (NOTA) DO ENEM

  30. Professor disse:

    Isso não é nada! Leciono em pós graduação e já vi alunos escreverem auto-estima da seguinte forma: “altistima”. Se você corrige o imbecil, ele diz: “aahhh, profe… dá pra intendeeeê…”

  31. Rafael Gomes disse:

    Que mentira descabida… Pós? Aff..

  32. daygles gonçalves de carvalho ronquete disse:

    gostaria de saber minha nota da redação do enem 2006.Desde já agradeço.

  33. Rafael disse:

    Cansei dessa Besteira !!! Comentário Trancado! Quem quiser postar leia acima… Depois que a MERDA desse resultado do ENEM sair eu “destranco” essa joça dai alguem que queira adicionar algo de verdade venha postar um comentário que “valha” pena ser lido…

  34. […] Não é porque meu blog não dá o retorno financeiro esperado que vou colocar o feed incompleto para forçar mais visitas, por exemplo. No meu caso prefiro encarar como uma falha minha pelo conteúdo fraco e abandono por falta de tempo à colocar a culpa toda no usuário, piorando sua experiência visando aumentar os lucros e encarando-o como “clicador de adsense”. Enquanto você considera seu usuário mera fonte de cliques, outros estão publicando conteúdo relevante, de qualidade, com diferencial e isso é o que fica e o que vai sustentá-lo por muito tempo. Se aproveitar da ignorância dos visitantes é dar um tiro no próprio pé todos os dias porque a ignorância, apesar de ser preocupante, não é eterna e nem prevalecente. […]

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

